METODO PARA SABER A QUANTIDADE DE ESPIRAS E A BITOLA DO FIO DE UM MOTOR QUE NAO TEM PLACA DE IDENTIFICAÇÃO.
Manual de Bobinagem
Cálculo dos dados de bobinagem:
Método prático e simples de cálculo da bitola do fio e quantidade de espira de motores cujos originais sejam desconhecidos.
Sempre
que possível, prefira copiar a bobinagem original, se esta ainda
existir, pois os cálculos e medições de fábrica são mais precisos.
Os dados que devem ser copiados são:
-dados da placa de identificação
-numero de ranhuras,
-número de bobinas,
-tipo de ligação,
-número de espiras de cada bobina,
-forma e dimensões de cada bobina,
-Passo do enrolamento,
-Seção do condutor
Determinação do número de espiras:
Dados necessários:
Di – Diâmetro interno do estator (cm)
L – Comprimento do pacote (cm)
P – Numero de pólos
N – Numero de ranhuras do estator
B – Indução estimada do entreferro(Considerar 5000Gauss)
f – Freqüência da rede
V – Tensão da rede (V)
Procedimento:
-Localizar o esquema a ser utilizado, conforme instrução do capítulo 4, determinando o passo médio do enrolamento(p),
-A
partir do passo médio, determinar o fator de enrolamento(ξ),pela tabela
de dados técnicos para escolher ou modificar o passo do
enrolamento(anexo 2)
Cálculo do passo polar (tp):
Tp = (3,14 x Di)/P (cm)
Fluxo magnético estimado (Ф):
Ф = (B x tp x L)/1000 (M Maxuel)
Numero de espiras por fase (ZF):
ZF = (50 x V)/2,22 x Ф x f x ξ x (k x k1)/k2
Onde:
K=1, para enrolamento em camada dupla,
K=2, para enrolamento em camada única,
K1= numero de ligações em paralelo para tensão especificada,
K2= 1 para ligação em triângulo
K2= 1,73 para ligação em estrela
Numero de espiras pó bobina (Z):
Z = (3 x ZF)/N ; O valor adotado deve ser o numero inteiro mais próximo.
Para
valores muito pequenos de Z, quando este arredondamento for superior a
5%, é necessária a escolha de esquema com maior numero de ligações em
paralelo, aumentando-se assim o numero de espiras e minimizando o erro.
Determinação da bitola do fio:
A seção do fio a ser usado, pode ser determinada pela formula:
S = ( I x k2)/((d x 1,73 x k1)
Onde:
S=seção do fio em mm²
I=Corrente nominal do motor (obtida da placa de identificação ou catálogo)
d= densidade de corrente, escolhida em função da potência do motor, conforme abaixo:
- Menores ou iguais a 10CV, 7 A/mm²
- de 10 a 50CV, no máximo 5,5 A/mm²
K1 e k2 conforme definido anteriormente.
A
bobina do fio é obtida através da tabela do fio de cobre esmaltado
(anexo 1) onde escolhe-se aquela correspondente à seção normalizada
imediatamente superior a calculada. No anexo 3 está a tabela comparativa
entre bitolas no sistema AWG e Métrico e a respectiva variação
percentual da área da seção transversal.
Ajuste final – Fator de enchimento:
A
relação entre a seção de cobre dos fios e a área da ranhura é chamada
fator de enchimento, cujos valores ideais são apresentados a seguir para
vários tamanhos de ranhuras.
Área ran.(mm²)
|
30
|
50
|
75
|
100
|
150
|
Fator enchim.
|
0,28
|
0,32
|
0,37
|
0,40
|
0,43
|
Valores
muito abaixo deixarão os fios muito soltos dentro das ranhuras. Muito
acima aumentarão consideravelmente o tempo de inserção das bobinas.
No
campo a determinação da área da ranhura é pouco prática, porem por
experiência ou tentativas, poderá ser obtido o ajuste final do número do
fio, caso o enchimento fique muito alto ou muito baixo.
OBS:
O
ajuste na fábrica é feito a partir de ensaios e cálculos precisos
sempre tomando-se em conta a elevação de temperatura do motor e buscando
valores ótimos das demais características.
Por
isso deve se desconfiar se o ajuste resultar em valores de densidade de
corrente em completa discordância dos valores apresentados como
típicos.
O máximo fator de enchimento executável, para fios de seção circular, está em torno de 0,45.
P = Passo médio do enrolamento
Z = % de espiras a mais por passo do enrolamento encurtado
ξ = Fator de enrolamento
Exemplo: Se encurtarmos o
passo do enrolamento de um motor de 36 ranhuras, 4 polos de 1:10 para
passo 1:8, deveremos aumentar as espiras 6,4%.
Esta tabela informa a equivalência entre o padrão Americano A.W.G. e o sistema métrico
fonte:
Fontes:
MANUAL DE BOBINAGEM WEG – CAT:541.17/022003
Estou iniciando meus estudos sobre enrolamentos de motores e estou com uma dúvida: o que são polos e como defino o nº de polos de um motor?
ResponderExcluirestou com um motor weg de 10 cv, modelo 1325286 ,rpm 1730 como vou saber quantas espiras tem? o passo é 8-10-12
ResponderExcluirtem de contar as voltas de cada bobina
ExcluirBoa noite aqui eo Celio vcs tem algum DVD ensinando rebobinar motores eletrico que possa ser enviado
ResponderExcluirTenho uma bomba sem placa de identificaçao parece ser de 1cv como caucular o numero de espuras
ResponderExcluir"ξ" onde eu consigo esse dado no motor?
ResponderExcluirDanilo
ResponderExcluirDavi, se você tem o numero do fio que antes ela estava bobinada, vá a um técnico e pergunte, pois para calcular o rebobinamento de motor elétrico é muito raro até mesmo engenheiros eletricista saber. os técnicos sabem porque eles já tem anotados muitos cálculos de motores
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirQual é a formula para encontrar o fator de enrolamento e o fator de distribuição de um motor elétrico?
Voltas e spiras tudo e uma coisa só
ResponderExcluirBOA TARDE DE ONDE VOCES SAO , TENHO UMA DUVIDA GOSTARIA SE PUDESSE TER UM WATHS OU TELEFONE DE CONTATO .
ResponderExcluirATT
JORGE
FONE -(51)985198167